quarta-feira, 2 de maio de 2012

DICAS PARA TRABALHAR NO SETOR DO PETRÓLEO

5 dicas para trabalhar no setor de Petróleo e Gás
Confira a seguir, cinco dicas importantes para quem está buscando uma vaga no setor!

1. Comece a estudar cedo – O estudo é essencial para quem quer se dedicar à área de petróleo e gás. Certificações técnicas, experiências de trabalho e cursos complementares, no Brasil e no exterior, são os aspectos mais relevantes. “Para quem está começando, conseguir um estágio em uma empresa da área é um bom passo e serve como abertura de portas pós-formação”, afirma.

2. Exponha seu lado técnico na entrevista – Valorizar a experiência profissional, a bagagem acadêmica e cultural são pontos muito importantes na entrevista, que nem sempre é presencial. Possuir boas referências no mercado também colabora para ganhar pontos.

3. Mostre o seu inglês – “Por se tratar de um mercado global, dentro de um mesmo projeto encontram-se profissionais de diferentes nacionalidades”, conta Renata. Sendo assim, é essencial ter capacidade para se comunicar em inglês. “O inglês técnico se aprende com o tempo e estudo. O profissional precisa ser dedicado”, completa.

4. Tenha disponibilidade para viajar e morar fora – O mercado de Petróleo e Gás é global e não local. Profissionais da área atuam ao redor do mundo e quem pretende ingressar em uma empresa de energia deve ter disponibilidade para viajar. Para a consultora, viajar é uma ótima forma de adquirir know-how e ser valorizado ao retornar ao país de origem.

5. Goste de se relacionar com diferentes culturas – Muitos brasileiros trabalham em empresas britânicas, chinesas ou outras que possuem um método de trabalho diferente ao que é realizado no Brasil. A diferença cultural pode ser um grande choque e dificultar o desempenho, por isso é preciso ter capacidade de adaptação e foco, para conseguir lidar com a saudade da família, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário