sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIFERENÇAS ENTRE TÉCNICO, TECNÓLOGO E ENGENHEIRO

Técnico X Tecnólogo X Engenheiro [ Se meta nessa briga]



Na maioria das vezes, o Tecnólogo não gosta de ser comparado com o técnico, já o engenheiro menospreza o tecnólogo e esse último, só se dá mal (um pouco exagerado, mas essa é a visão de muitos). Veja um pouco das diferenças e semelhanças destes cursos.

Um curso técnico pode variar bastante de duração, normalmente de 1 à 3 anos, já o de tecnólogo varia de 2 à 3 anos, em contra partida o de engenharia tem a duração mínima de 5 anos [4 anos para alguns cursos anteriormente a 2008]. Então qual é a diferença para que um técnico não seja um tecnólogo e um tecnólogo não seja um engenheiro? Como daqui alguns anos já serei um tecnólogo e engenheiro formado e também já sou técnico me sinto a vontade para falar sobre esse assunto. Então tentando responder essa pergunta, 1º se um técnico for tido igual um tecnólogo e um tecnólogo igual um engenheiro seria a mesma coisa que dizer que um técnico é um engenheiro. Isso é a mais simples matemática, pois se Técnico = Tecnólogo = Engenheiro então Técnico = Engenheiro, o que não é verdade . A maioria das pessoas gosta de fazer comparação com algumas profissões para explicar, eu sei muito bem o que é isso pois já passei por esse problema. Já me deparei com algumas pessoas falando: "- Ah, mas é técnico". E hoje respondo a todas elas: "- Não, não é técnico. É tecnológico".

O papel de um técnico e do engenheiro já estão bem definidos nas empresas, por já serem cursos que já estão no mercado a muitos tempo, mas e o do tecnólogo? Algumas pessoas definem o tecnólogo como sendo um "engenheiro menos qualificado" ou também um "técnico mais qualificado", mas eu sinceramente não acredito em nenhuma dessas duas definições, até porque a sua titulação nem sempre tem a ver com a sua qualificação, conheço técnicos que são mais qualificados do que muitos tecnólogos e alguns tecnólogos que são melhores do que engenheiros. Isso às vezes está mais relacionado com comprometimento do que necessariamente uma palavra, mas nos cursos existem sim focos diferenciados.

O principal entre o curso tecnológico e o de engenharia é que no primeiro é focado em uma área mais especifica, como é a grande maioria dos cursos tecnológicos, como o de tecnólogo em petróleo e gás (exploração), o foco dele é na fase de exploração, provavelmente haverá noções de outras áreas, mas ninguém quer só noções, um exemplo prático é a de que normalmente uma blusa básica é mais barata que uma mais complexa, chama mais atenção para essa ultima, pois foge do comum. Outro exemplo a respeito do curso ser mais focado é o de tecnologia em gestão ambiental, que é uma das partes do curso de engenharia ambiental, lá as pessoas irão se focar mais na área de gestão. Então o tecnólogo vai estar mais preparado para realizar melhor determinadas funções, o engenheiro outras, e o técnico outras também, o principal limitador é o conhecimento, mas lógico que existem outros limitadores.